CrossFit São Lucas - Banner Jiu-Jitsu
CrossFit São Lucas - Logo Jiu-Jitsu
CrossFit São Lucas - Banner Jiu-Jitsu

UM POUCO MAIS SOBRE O JIU-JITSU

Técnicas do Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu também é uma luta que se utiliza de muitas técnicas no chão, ou seja, o combate é na maioria disputado com os oponentes em contato permanente com o tatame. A luta pode ser decida com uma imobilização com os lutadores deitados.

Jiu-Jitsu no Japão

O Jiu-Jitsu chegou a ser tão importante para o governo japonês que foi proibido, com um decreto imperial, de ser ensinado fora do país ou para não descendentes. E quem descumprisse essa lei era severamente penalizado.

Até o surgimento do Judô, o Jiu-Jitsu foi a arte marcial mais praticada no Japão. Assim como todas as outras, sofreu com a Era Meiji, em que popularizou no país as armas de fogo em detrimento das lutas.

O Jiu-Jitsu começou a perder espaço para judô quando a polícia de Tóquio organizou uma disputa entre as maiores escolas das duas artes marciais para saber qual seria ensinada para os oficiais. O judô venceu com uma larga vantagem.

Escolas de Jiu-Jitsu

As 10 principais escolas de Jiu-Jitsu japonesa são: Araki-ryu, Daito-ryu aiki-jujutsu, Hontai Yoshin-ryu, Sekiguchi Shinshin-ryu, Sosuishitsu-ryu, Takenouchi-ryu, Tatsumi-ryu, Tenjin Shinyo-ryu, Yagyu Shingan Ryu e Yoshin Ryu.

Jiu-Jitsu no Brasil

No Brasil, o Jiu-Jitsu chegou em 1917 através de Mitsuyo Maeda. O mestre ensinou os conceitos da luta para Carlos Gracie, membro da família de lutadores que difundiu o esporte por todos os cantos do país.

O esporte praticado aqui no Brasil é muito diferente do que o original criado no Japão. Os brasileiros aprimoraram o combate no chão, e o nosso estilo ficou bem mais baseado na técnica do que na força.

As graduações no Jiu-Jitsu seguem o seguinte padrão de faixas: Branca, Amarela , Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Os Dans são da cor preta até a 5ª graduação, passa a ser vermelha e preta nas três próximas e fica toda vermelha nas duas últimas.


10 DICAS VALIOSAS PARA TREINAR JIU-JITSU

Esvazie sua mente

Dê um ``reset`` momentâneo em sua memória e se concentre nos ensinamentos de seu professor nesta primeira etapa. Somente depois desta primeira introdução acrescente a seus estudos outras fontes de aprendizado.

O Jiu Jitsu inicia-se em pé

Aprenda a cair em segurança treinando sempre técnicas educativas de queda, afinal boa parte de nossa luta se passa no solo, mas se não cairmos bem, provavelmente estaremos machucados nessa fase importante da luta.

Kimono limpo e sem rasgos

Isso é uma demonstração de respeito à sua academia e aos colegas de treino. Lembre-se de estar com a faixa amarrada. ``Faixa não é gravata para estar pendurada no pescoço``, assim como um sábio já disse.

Diferentes fases de treinamento

Treinamento da técnica sem opor força (conhecimento da biomecânica); Treinamento de rendimento e treinamento natural (velocidade e drills); Treinamento específico; Aplicação da técnica na luta (treino de sparring ou rola).

Bater é aprender

Aprender a dar os três tapinhas com o golpe encaixado é importante, esqueça o orgulho lá fora do dojô. Ao bater você aprende com os erros e evita se expor a contusões.

Alguns termos utilizados

Exemplos: baiana, amassa-pão, pegada ``tirando leite da vaca``, raspagem bailarina, raspagem bananeira, estrangulamento arco-e-flecha, mão de vaca, etc.

Estude a história e a filosofia da arte

Conheça as raízes de sua equipe e de seu professor. Mantenha em sua mochila lápis e caderninho, e assim que sair da aula anote tudo que aprendeu, seus pontos fortes e fracos.

Aprenda a treinar cansado, sem reclamar

E se tiver de bater dez vezes, o faça, mas lembre-se de que somente treinando cansado é que desenvolvemos o gás e refinamos a técnica.

Respeite seus adversários acima de tudo

Eles são importantíssimos em sua nova carreira como competidor, pois somente oponentes duros podem fazer de você um verdadeiro campeão.

Nunca desista de seus sonhos

Afinal, um faixa preta é apenas um faixa branca que jamais desistiu.
HOJE É 23 maio
06:30 - 22:00

Este é o horário de funcionamento de hoje. Visite nossa página de Horários para conhecer nossa programação.

Veja nossos horários
ENTRE EM CONTATO

Tem alguma dúvida? Nos ligue agora: 11 2877-1377

FACEBOOK

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: (#4) Application request limit reached
Type: OAuthException
Code: 4
Please refer to our Error Message Reference.
REFERÊNCIAS